Economia

UMA CONVERSA COM MALALA YOUSAFZAI


EXPERT SESSION | MALALA YOUSAFZAI, ZLAUDDIN YOUSAFZAI E MARTA PINHEIRO

Malala Yousafzai, uma das maiores ativistas no mundo e vencedora do prêmio Nobel, contou o início de sua trajetória.

Quando criança, o seu direito a educação foi extirpado, dentre a região onde ela vivia, com área de guerra, escolas sendo destruídas, zona de conflito. Enfim, toda a liberdade sendo cerceada.

Ela não dormia, sempre com receio de ser o próximo alvo.

Mas a maior lição que ela aprendeu durante toda a jornada é cada um confiar em sua voz, assim como ela fez.

Cada um acreditar em si, a idade não é importante, e sim iniciar sua jornada. Sempre existiram questões sociais, e quando tentaram silencia-la com um tiro, ela se deu conta de que sua voz era mais poderosa do que imaginava.

Isso foi um estímulo muito grande para ela, provando que sua voz pode mudar uma comunidade e trazer conscientização.

Ela acredita que a educação universal deve estar ao alcance de todos, por meio da tecnologia e dos direitos humanos.

E deve se haver equilíbrio naquilo que é ensinado, onde a maioria das pautas são ocidentais, e a maioria das crianças não aprendem suas raízes locais, sobre seus ancestrais. Um equilíbrio é importante nesse sentido.

Malala trabalha para preparar as crianças para o futuro. Num mundo onde o fake news é espalhado a todo momento, é importante termos jovens se transformando em pensadores, tendo suas próprias criticas e opiniões.

E também defende sobre a igualdade de direitos entre os homens e as mulheres. A educação é uma parte extremamente importante no empoderamento das mulheres, na sua emancipação, onde elas acreditam que podem ser engenheiras, pilotas, líderes, empresárias.

É preciso tirar esse medo que a sociedade impõe a todas elas.

Ziauddin Yousafzai, pai de Malala, também participou, relatando que a educação transforma a vida de qualquer pessoa. reforçou a frase de Nelson Mandela, onde "a educação é a arma mais poderosa que pode mudar o mundo".

Este conceito foi fundamental na criação de Malala, ao refletir o que ela se tornou hoje. Ainda sobre a criação, quando questionado, disse: "não perguntem o que fiz, perguntem o que não fiz".

Ele não cortou as asas de Malala, e sempre deu total liberdade e respeito para que ela voasse sozinha.

Malala finaliza que o momento pós-pandemia que estamos passando é de grande mudança mundial, sendo importante nos adaptarmos.

Mas nunca devemos deixar de lutar pelo direito de opinar, de ter educação ao nosso alcance e aumentar nossa voz, trazendo um mundo mais humano e igualitário.

Redes sociais da BlueTrade

Instagram: https://www.instagram.com/BlueTradeInvest/
Facebook:
https://www.facebook.com/BlueTradeInvest
Linkedin:
https://www.linkedin.com/company/BlueTradeInvest
YouTube:
https://www.youtube.com/BluetradeTv

Compartilhe esse artigo: